#Antesdocasamento | tudo que você precisa saber sobre o casamento religioso.

A série de textos #AntesDoCasamento continua a todo vapor! O tema de hoje é o casamento religioso, mais especificamente algumas regras e burocracias comuns que você precisa conhecer bem para planejar sua cerimônia. Falaremos sobre prazos, exigências e documentação necessária. Vamos lá? 🙂

A tradição do casamento religioso

Casar-se numa igreja, com vestido branco, véu e grinalda é o sonho de muitas noivas no mundo inteiro. Estes elementos são muito tradicionais em diversos países e, mesmo em locais onde há variações, um ponto quase sempre comum é a igreja e/ou a religião como fundamento para a celebração do matrimônio.

Isso vale não apenas para o casamento cristão, que é o mais comum no Brasil, mas também para cerimônias budistas, hindus, judaicas, islâmicas, entre outras. Historicamente, fé e amor costumam caminhar de mãos dadas.

Como cada religião possui protocolos diferentes, neste texto nós vamos focar nos aspectos práticos do casamento cristão, em igrejas católicas e evangélicas. Futuramente, escreveremos alguns textos para contar os lindos detalhes e características dos casamentos em outras religiões ao redor do mundo, ok?

Quero me casar na igreja. Como proceder?

O primeiro e mais importante ponto a ser destacado é que, embora existam várias regras em comum, cada igreja pode adotar práticas diferentes quando o assunto é casamento. Portanto, mesmo após ler todas as nossas dicas, não deixe de confirmar cada detalhe diretamente na igreja em que você decidir se casar.

Bom, muitos casais optam por se casarem na paróquia ou congregação que frequentam, quando compartilham a mesma fé. Neste caso, geralmente o casal é convidado a participar de um curso de noivos, onde ambos recebem orientações práticas sobre documentos, taxas e datas, além de direcionamento espiritual sobre o significado do casamento, a importância dos padrinhos e madrinhas etc.

Caso a decisão seja de casar em uma paróquia diferente da que os noivos frequentam, é necessário solicitar uma licença de transferência de paróquia, que é um documento emitido por uma igreja e enviado a outra. Portanto, fique atenta(o) aos prazos deste trâmite e às possíveis taxas envolvidas.

Prazos, taxas e documentos.

Dos três itens no título acima, talvez o que mais assuste a maioria dos casais é o prazo. Isso ocorre porque, em muitas igrejas, a concorrência por datas é enorme e, assim, a fila de espera pode se estender por meses e até anos. Portanto, se você iniciou recentemente os planos do casamento, entenda que definir o local e entrar em contato é prioridade!

As taxas também se alteram de acordo com o local (estado e cidade) e tipo do casamento. Se a cerimônia for apenas religiosa, por exemplo, o custo é menor do que um casamento religioso com efeito civil, que é quando o casamento civil e o religioso são efetuados ao mesmo tempo, numa única cerimônia realizada pelo celebrante religioso: um padre, pastor ou rabino, por exemplo. Apenas para que você tenha uma noção, em Belo Horizonte/MG, o valor mínimo do casamento civil realizado no cartório é R$398,00.

Sobre a documentação, já deixe separado por aí:

  • Certidão de nascimento original;
  • RG dos noivos (podem ser solicitadas cópias autenticadas);
  • Comprovante de residência original;
  • Certidão de batismo e de realização do curso de noivos (se houver);
  • Licença de paróquia, se for necessário transferir o local da cerimônia;
  • Quantidade e nomes de padrinhos e madrinhas.

Outros documentos e comprovantes podem ser solicitados, mas com os principais já organizados, você ganha tempo e tranquilidade para planejar os detalhes restantes.

Por fim, um ponto muito importante: seja num casamento cristão, ateu, espírita ou de qualquer outra crença e religião, o que vale é o amor e o respeito envolvidos. A equipe Celebri valoriza as diferenças e espera, de coração, que seu casamento e sua vida sejam como você sempre sonhou. #CompartilheSeuSonho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *