Conheça os significados de cada flor e acerte na decoração!

A cerimônia de casamento é uma ocasião em que, além de beleza e sentimento, cada detalhe precisa ter significado. As cores, o local, o tipo de música: tudo, sem exceção, deve transmitir a personalidade do casal e repassar aos convidados uma mensagem única. Isso vale inclusive para as flores usadas na decoração e no tão desejado buquê da noiva.

Todo mundo sabe que rosas vermelhas estão relacionadas a paixão e amor intensos, mas o que significam outras flores, como tulipas, magnólias e gardênias? Vamos descobrir em nosso texto de hoje!

Cores, formas, aromas e histórias

As flores são itens indispensáveis na decoração da cerimônia. Independentemente de qual seja o estilo e o local escolhido pelos noivos, a presença de flores torna tudo ainda mais belo. O conjunto de cores, formas e aromas ajudam a contar uma história, especialmente quando também consideramos os significados culturais de cada flor. Conheça alguns:

Angélica

Os significados dessa flor estão associados à conexão angelical, harmonia, união e paz. Na Índia, há rituais onde a flor é usada como símbolo de pureza e cura.

Copo-de-leite

Sua cor branca e o aspecto delicado do copo-de-leite simbolizam a inocência e a pureza, associadas ao ato sagrado do matrimônio.

Gardênia

Os arranjos de Gardênia significam sinceridade, doçura, pureza e, em algumas culturas, também pode ser o símbolo de um amor secreto.

Gérbera

As gérberas existem em muitas e muitas cores, talvez por isso a flor esteja tão relacionada com a energia da vida, com simplicidade e felicidade.

Gipsófilas

Também conhecidas como “mosquitinhos”, essas flores combinam com quase todos os tipos de arranjos. Além dessa versatilidade, também transmitem muita ternura.

Hortênsia

Com suas cores marcantes, essas flores possuem significados que são muito fortes: lealdade, dignidade, honra e amizade, por exemplo.

Jasmim-de-madagascar

Simbolizam suavidade, sensualidade e beleza. São muito perfumadas e, por isso, indicadas para cerimônias em locais abertos ou diurnas. Também são chamadas de flor-de-noiva.

Lírio

Os lírios são flores lindas e ancestrais, por serem uma das mais antigas já catalogadas pela humanidade. As pétalas claras simbolizam amor eterno, matrimônio e maternidade.

Lisianto

Presentes em ornamentos florais delicados e sofisticados, essas flores remetem ao romance e à entrega amorosa em sua plenitude.

Magnólia

Magnólias brancas simbolizam pureza e perfeição, enquanto as flores rosadas indicam jovialidade e alegria de viver. É usada como planta medicinal no Japão.

Orquídea

Existem milhares de espécies de orquídeas, com formas e cores das mais variadas. Justamente por serem tão diversas e lindas, tornaram-se símbolo da beleza feminina.

Peônia

Flor com forte presença na China, as peônias inspiram sorte e prosperidade ao casal. Possui um perfume sutil em todas as suas mais de 80 espécies.

Rosa

É inegável que as rosas estão super conectadas ao amor em suas diversas formas. As vermelhas indicam paixão intensa. As brancas, inocência, beleza e charme. Já as amarelas simbolizam felicidade e amizade.

Tulipa

Tulipas possuem um ar de majestade e se destacam em qualquer jardim. Podem representar um amor realmente verdadeiro, perfeito e eterno.

E você, já decidiu quais serão as flores usadas na decoração da cerimônia e em seu buquê? Conte pra gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *