Curiosidades sobre o casamento em diferentes culturas ao redor do mundo.

Vestido branco, véu e grinalda, buquê de flores, marcha nupcial… quando falamos em cerimônias de casamento, estes e outros elementos costumam ser os primeiros que vêm à nossa mente. Isso ocorre porque os itens listados logo acima fazem parte do modelo de casamento que conhecemos, o modelo ocidental.

A grande questão é que em cada cultura ou região, as cerimônias podem ser muito diferentes do que estamos acostumados a ver. Inclusive, as diferenças de visões sobre o casamento entre membros de culturas diferentes é um tema clássico em séries e filmes, como Casamento Grego e outros que listaremos em breve, num novo texto aqui no blog.

Agora, vamos explorar as curiosidades sobre casamento ao redor do mundo!

 

  • Na Índia, é comum que os noivos e os convidados usem roupas bem chamativas nas cerimônias de casamento, com bastante brilho e glamour. As noivas geralmente usam a cor vermelha e não o branco, porque lá a cor branca está associada à morte.

 

  • Na tradição marroquina, antes de se casar as noivas devem tomar um banho de leite para se purificar.

 

  • De acordo com a tradição hindu, a presença de chuva no dia do casamento é considerado um sinal de grande sorte para os noivos.

 

  • Um aspecto comum na cultura colombiana é que a noiva não deve usar pérolas em seu casamento. Isso acontece porque, para muitas pessoas, as pérolas simbolizam lágrimas, devido à forma das joias.

 

  • No México, o noivo deve oferecer treze moedas de ouro à noiva durante a cerimônia. Essas moedas simbolizam Cristo e seus discípulos, além de representar a promessa de que o noivo permanecerá fiel à sua esposa.

 

  • Na Alemanha, a noiva transporta sal e pão no seu bolso para assegurar recompensas futuras, enquanto o noivo carrega grãos de cereais, para garantir saúde e sorte na vida do casal.

 

  • Em Portugal, a cor do vestido da noiva costumava ser preto até o século XX. A tradição do vestido branco já era comum em outros países, como o Japão, bem antes de ser popularizada mundialmente.

 

  • A tradição chinesa dita que, ao invés de presentes, os convidados devem dar dinheiro vivo aos noivos.

 

  • No Egito, os noivos não preparam a própria comida na primeira semana de casamento. Essa tarefa fica à cargo da família da noiva, que cozinha para que os recém-casados possam aproveitar ao máximo o início da vida a dois.

 

Esperamos que você tenha gostado dessas curiosidades! Em breve, faremos um texto para contar a origem das tradições que conhecemos. Portanto, se você quer saber de onde surgiram os costumes das damas de honra, dos padrinhos, do vestido branco com véu e grinalda, fique de olho em nosso blog. Até a próxima semana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *