Entenda a diferença entre traje esporte, esporte fino, passeio completo e black tie

Casamento_Fernanda_e_Gustavo_-_Cerimonia-361

A indicação de traje no convite de casamento pode facilmente confundir você. Mas não se preocupe, dúvidas sobre os vários tipo de estilo como traje esporte fino, passeio completo e black tie são absolutamente normais.

Pensando nessas dúvidas, reunimos dicas para você não se confundir mais na hora de escolher o traje certo. E o melhor: as dicas são para roupas masculinas e femininas. Confira!

1. Traje esporte
O traje esporte é o mais casual e livre. Aqui não há regras e entram materiais menos nobres, como o jeans, o algodão e a sarja. É indicado para ocasiões mais informais.
Feminino: é um traje bastante versátil! Vestido, saia, calça, bermuda, blusa, bata… A maquiagem e o cabelo também podem fazer a linha mais casual, seguindo o gosto da mulher.
Masculino: calça jeans ou de sarja, bermuda, camiseta, camisa polo, “sapatênis” ou sapato casual.

2. Traje passeio ou esporte fino
Esse tipo de traje deixa o casual um pouco mais formal e alinhado. Os materiais devem ser um pouco mais sofisticados, o salto pode aumentar e a bolsa, diminuir. Até as 18h, pode ser mais informal; depois deste horário, é bom apostar em uma porção maior de glamour, nem muito casual, nem exageradamente arrumado.
Feminino: pede um vestido simples, discreto e na altura do joelho. Pode ser usado com paletós e casaquinhos. A calça também é permitida, mas em materiais mais sofisticados, como alfaiataria. A maquiagem também é mais elaborada, embora ainda discreta. Os acessórios podem ser mais simples, porém sofisticados.
Masculino: esse traje pede terno. Antes das 18h, o uso da gravata é dispensável; depois deste horário, o uso do acessório é indicado. É sempre bom prestar atenção nos detalhes e lembrar de verificar se os sapatos estão bem engraxados, se o cinto está com boa aparência e se o terno está livre de pelos.

3. Traje social ou passeio completo
O passeio completo é bastante formal e fica apenas um passo atrás do traje de gala em termos de sofisticação.
Feminino: a mulher deve investir em looks mais elaborados com elementos e detalhes nobres, como seda, chiffon, bordados e brilhos. O ideal é apostar em uma bela joia ou em uma bijuteria que imite joia. O sapato deve ser de salto alto e a bolsa, em modelo clutch ou carteira.
Masculino no traje passeio completo, o homem deve usar terno – de preferência escuro – e gravata. Se tiver uma abotoadura bonita, este é o momento de usar. O mesmo vale para um relógio clássico.

4. Traje a rigor, de gala ou black tie
O traje de gala é destinado às festas superformais; no nível dos casamentos ou dos famosos red carpet, mesmo.
Feminino: o vestido longo é o mais indicado, mas os curtos chiques também passaram a ser aceitos. Os tecidos devem ser finos, com transparências, bordados, brilhos… Não economize nas joias e, se estiver frio, aposte em boleros e echarpes de tecidos nobres. O salto alto deve ser fino e mais alto, combinados a bolsas pequenas. Capriche no penteado e escolha uma maquiagem digna de Hollywood.
Masculino: no traje de gala, não existe negociação, o homem deve usar smoking. O terno precisa ser preto com a lapela do paletó e uma faixa fina da lateral da calça em cetim. A gravata borboleta também é indispensável. A camisa é branca e o sapato, em verniz brilhante. Bem no estilo James Bond.

(Fonte: Revista Marie Claire)

Gostaram das dicas? Aproveite e use a a tecnologia a seu favor. Ela pode trazer mais inovação, economia e facilidade para a sua festa de casamento.

Celebri pode te ajudar a cuidar de todos os detalhes e compartilhar fotos, informações do trajes de convidados, padrinhos e madrinhas. Confira! http://goo.gl/01FwQp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *